Identificação de Cristais de Urato Monossódico no Liquido Sinovial

  • Paulo Laranjeira Farmacêutico(a) especialista em Análises Clínicas pela Ordem dos Farmacêuticos. Departamento de Microbiologia. Medicina Laboratorial Dr. Carlos Torres – a Unilabs Company. Porto. Portugal
  • Maria Rosário Barros Farmacêutico(a) especialista em Análises Clínicas pela Ordem dos Farmacêuticos. Departamento de Microbiologia. Medicina Laboratorial Dr. Carlos Torres – a Unilabs Company. Porto. Portugal

Resumo

A análise laboratorial do líquido sinovial (LS) é determinante na distinção entre artrite séptica e artrite induzida por cristais. A identificação dos cristais de urato monossódico (UMS) ou de pirofosfato de cálcio diidratado (PPCD) com uma contagem elevada de neutrófilos são dados laboratoriais usados em reumatologia para o diagnóstico correto de um quadro clínico de gota ou pseudogota, respetivamente.
O microscópio de luz polarizada é o método padrão para a sua deteção e identificação, aproveitando as diferentes características de birrefringência destes cristais.
Diversos estudos demonstram, no entanto, que este método sofre de falta de coerência
entre observadores, devido à sua componente subjetiva e a algumas limitações da própria técnica.
A espetroscopia de infravermelho com transformada de Fourier é aqui apresentada como técnica fiável e eficaz na identificação de UMS isolado a partir da matriz biológica usando etanol como extrator da matéria orgânica e inorgânica a eliminar.

Secção
Comunicações Curtas