Factor predominante da Desnutrição em Crianças com Idade Pediátrica em Moçambique

  • Milton da Gilberta Mouzinho

Resumo

Introdução: A desnutrição é um dos principais problemas de saúde e bem-estar das crianças, sendo que 36% das mortes que ocorrem antes dos 5 anos estão relacionadas com a desnutrição. A desnutrição moderada (DAM) contribui com 30% e a desnutrição aguda (DAG) contribui com 6% (OMS, 2014).
Objetivo: Analisar os fatores que influenciam no aparecimento da desnutrição em crianças com idade pediátrica em Moçambique como forma a identificar o maior factor dominante.
Métodos: Conduziu-se um estudo de natureza bibliográfica, através de levantamento de artigos cientí- ficos (bibliotecas e na internet) e na análise dos principais fatores que determinam a existência da desnutrição em crianças em idade pediátrica em Moçambique. Foram revistos 39 artigos científicos. Resultados: A desnutrição é uma doença resultante da inter-relação de diversos fatores, como pobreza, processos infeciosos e baixa ingestão calórica e proteica. Em Moçambique, 36% das mortes que ocorrem antes dos 5 anos de idade estão relacionadas com a desnutrição. Os resultados indicam que tanto na segmentação de (2007-2012) e de (2013-2017) a ingestão alimentar inadequada foi o factor que teve maior influência no surgimento da desnutrição.
Conclusão: O estudo revelou que ainda que sejam identificados para Moçambique diversos fatores que tem influência na desnutrição, a ingestão alimentar é o factor mais importante no surgimento da desnutrição, precedido das infeções e cuidados maternos inadequados.
Palavras-chave: crianças, fatores de desnutrição, Moçambique.

Publicado
2024-12-30