Potenciais terapêuticos dos canabinoides

  • Nívea Neves
Palavras-chave: Cannabis sativa, terapia farmacológica, maconha.

Resumo

Todas as plantas que possuem substâncias tóxicas, têm o seu uso medicinal questionado. Porém, ser medicinal, não as isenta dos efeitos adversos e da toxicidade. O diferencial entre uso medicamentoso e tóxico está interligado à dosagem, destinação terapêutica e reconhecimento das ações farmacológicas do princípio ativo. Nesse contexto, em virtude da liberação do uso medicinal dos
canabinoides (substâncias ativas da Cannabis sativa), esse estudo procurou referenciar os potenciais usos terapêuticos dos canabinoides e relacionar a situação regulatória de seu uso no Brasil.
Foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica do tipo exploratória e qualitativa da literatura sobre o referido tema, e o levantamento bibliográfico nas bases de dados BVS, Scielo e LILACS, selecionando-se os artigos publicados entre 1998 e 2020, em português, espanhol e inglês. Estudos demonstraram diversos efeitos terapêuticos dos canabinoides, entre eles, ações anticonvulsivante, antipsicótica, analgésica e antiemética. No Brasil, tem-se observado um avanço tanto na regulamentação como na pesquisa dos canabinoides, demonstrando a adesão do país a essa alternativa terapêutica. A C. sativa ainda é vista com maus olhos, pois a população desconhece as suas ações terapêuticas e relaciona a sua utilização com fins recreativos. Todavia, os avanços científicos apresentam-na como uma nova alternativa para o tratamento de diversas doenças.