O farmacêutico na unidade básica de saúde: atenção farmacêutica ao portador de Diabetes mellitus em uma unidade de saúde pública, no município de Santarém/PA

  • Carlena Silva Faculdade da Amazônia / UNAMA - Pará, Brasil (Rua Rosa Vermelha, nº 335 Cidade Aeroporto Velho CEP 68010-200. Santarém, Pará, Brasil)
  • Juarez Sousa Instituto Esperança de Ensino Superior / IESPES - Pará, Brasil (Rua Icoaracy Nunes, nº 3315 Cidade Caranazal CEP 68040-100. Santarém, Pará, Brasil)
Palavras-chave: Atenção Farmacêutica, diabetes, farmacoterapia

Resumo

A Atenção Farmacêutica visa promover o uso racional dos medicamentos e a manutenção da efetividade e segurança do tratamento. O Diabetes Mellitus (DM) é uma epidemia crescente que representa importante problema de saúde pública, portanto, o acompanhamento farmacoterapêutico se torna um instrumento útil. O objetivo foi acompanhar os pacientes portadores de diabetes atendidos na Unidade de Saúde em um bairro de Santarém no Pará, demonstrando o impacto dos problemas relacionados com medicamentos (PRM) antes e após o acompanhamento. Este estudo foi realizado no período de 2 anos. Utilizamos a Metodologia Dáder para o acompanhamento farmacoterapêutico. Dos 30 pacientes acompanhados, 76,66% eram do sexo feminino, 86,66% com idade acima de 60 anos. Dos 90 PRM encontrados (média de 2,56 ±1,35 PRM por paciente), 100% foram resolvidos. Concluímos que a aplicação da Atenção Farmacêutica, permitiu melhorar o tratamento dos pacientes acompanhados por médicos, enfermeiros e agentes de saúde, agregando habilidades técnicas especificas que contribuíram para a detecção e a resolução dos PRM e, como consequência disto, a melhora da adesão ao tratamento e da qualidade de vida destes pacientes.