Editorial

  • Franklim Marques

Resumo

Orgulhosamente apresentamos um novo número da Acta Farmacêutica Portuguesa, com o qual ambicionamos partilhar novos saberes no âmbito da Saúde, concretamente na área das Ciências Farmacêuticas.
Reconhecendo que a profissão de farmacêutico é de elevada relevância e responsabilidade social, importa que este profissional disponha sempre de formação atualizada e inovadora em termos científicos, com vista à promoção de práticas que se consubstanciem em melhores cuidados de saúde. De facto, esta é uma profissão extremamente exigente, na medida em que integra, simultaneamente, conhecimentos de diversas áreas da Saúde, que são alvo de constantes atualizações e revisões.
Por outro lado, entre a pluralidade das suas competências que lhe são imputadas, assentes em reconhecidos conhecimentos técnico-científicos, o farmacêutico tem como objeto primordial da sua função, o doente, proporcionando-lhe cuidados de saúde de elevada qualidade e de excelência.
Desta feita, esperamos dar um modesto contributo para divulgação das continuadas inovações ao nível das Ciências Farmacêuticas e ir de encontro às necessidades de atualização dos farmacêuticos, bem como de todos os interessados nesta área do saber.
Os artigos apresentados entre as páginas 36 e 88 consubstanciam-se num suplemento à Revista Acta Farmacêutica com algumas das short communications apresentadas no VI Congresso da Associação Nacional de Laboratórios (ANL) e das IV Jornadas Internacionais da Qualificação em Análises Clínicas (JIQLAC) que decorreu em Lisboa nos dias 20 e 21 de maio de 2016.