Medicamentos biológicos - Exemplos aprovados em Portugal

  • Ana Catarina Silva
  • Ana Luísa Carreiro
Palavras-chave: Biológicos, medicamento biológico, medicamento biossimilar, biobetters, medicamentos biológicos em Portugal.

Resumo

Os medicamentos biológicos são obtidos por processos biotecnológicos que usam organismos vivos (ou parte deles), substratos complexos e diferentes tecnologias de ponta para a obtenção das substâncias ativas. Atualmente, estes medicamentos são uma das maiores fontes de inovação e desenvolvimento da indústria farmacêutica, tendo permitido o tratamento de doenças incuráveis e de doenças cujos tratamentos com medicamentos de síntese não são eficazes. Como exemplos destas doenças temos as oncológicas, hematológicas, reumatológicas, entre outras.
Com o fim das patentes dos primeiros medicamentos biológicos aprovados, surgiram os medicamentos biossimilares e, mais tarde, os biobetters, que se tornaram concorrentes dos biossimilares.
Na primeira parte deste artigo de revisão é feita uma contextualização sobre os medicamentos biológicos e alguns conceitos relacionados. De seguida, são descritas as etapas cruciais do desenvolvimento dos medicamentos biológicos. Por fim, são apresentados exemplos de classes de medicamentos biológicos aprovados em Portugal e as suas respetivas aplicações clínicas, incluindo as citocinas, os fatores de crescimento hematopoiéticos, as hormonas, os hemoderivados e as enzimas.
Atualmente, o número de medicamentos biológicos aprovados em Portugal é extenso e está em constante atualização. Entre as classes abordadas, as com maior número de medicamentos aprovados são as dos fatores de crescimento, das hormonas e dos fatores de coagulação.