Problemas Relacionados com a Medicação num Doente Polimedicado: Um Estudo de Caso

  • Renato Ferreira-da- Silva
Palavras-chave: Polimedicação, assistência farmacêutica, erros de medicação, cooperação do paciente.

Resumo

O envelhecimento gradual da população é acompanhado pelo aumento da multimorbilidade, aumentando a complexidade da gestão terapêutica e impactando negativamente os resultados em saúde. Assim, a intervenção do farmacêutico em contexto de farmácia comunitária é essencial, recorrendo-se a serviços como a revisão da medicação, que tem como objetivo a identificação e resolução de Problemas Relacionados com os Medicamentos (PRMs), a melhoria do processo de uso do medicamento e da adesão à terapêutica. Através de um estudo de caso em farmácia comunitária, este trabalho pretende, no âmbito da revisão da medicação, identificar e avaliar os PRMs com recurso à “Classificação de PRM de Lisboa”  (GICUF-ULHT) e implementar as intervenções farmacêuticas adequadas à sua resolução.
Foram identificados 11 PRMs (4 PRMs1, 1 PRM2, 3 PRMs3 e 3 PRMs4), videnciando uma heterogeneidade no tipo de PRMs detetados. Dos 11 PRMs detetados e resolvidos, 10 PRMs requereram intervenções articuladas entre o médico, o farmacêutico e a utente. Adicionalmente, após as intervenções realizadas foi possível a redução de 24 para 17 medicamentos, e a melhoria do processo do uso do medicamento.
O recurso à “Classificação de PRM de Lisboa” permite a padronização na identificação e avaliação de PRMs em contexto de farmácia comunitária, pelo que se conclui que esta sistemática de PRMs utilizada é útil e permite guiar o farmacêutico na deteção e resolução de PRMs.