Aspetos hematológicos do envelhecimento

  • Rita Andrade Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
  • Elísio Costa Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Porto, Portugal. Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
  • Alice Santos-Silva Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Porto, Portugal. Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
Palavras-chave: anemia, envelhecimento, inflamação, hematopoiese, doença renal

Resumo

Ainda que envelhecer e adoecer não sejam sinónimos, com o aumento da idade ocorrem alterações anatómicas e fisiológicas que tornam os idosos mais vulneráveis ao aparecimento de diversas patologias. A anemia é uma patologia frequente na população idosa, podendo ser subdividida em quatro tipos, anemia por carências nutricionais, anemia da inflamação crónica, anemia da doença renal crónica e anemia de causa inexplicada.

A anemia tem diversas consequências adversas nos idosos contribuindo para o aumento da morbilidade e da mortalidade. Assim, o diagnóstico e o tratamento adequados de cada tipo de anemia permitem minimizar estas consequências adversas e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

As alterações vasculares, renais, hematopoiéticas, o estado pró-inflamatório ligeiro e crónico, decorrentes do processo de envelhecimento, em associação com comorbilidades e a predisposição genética favorecem o desenvolvimento de anemia nesta população.

Neste artigo é feita uma revisão das principais etiologias associadas à anemia nos idosos e discutida a sua fisiopatologia. 

Secção
Artigos