Indução da Prescrição: a perspetiva técnica e populacional

  • André Postiga
Palavras-chave: Fármacos, Prescrição, Polifarmacoterapia, Multimorbilidade.

Resumo

A polifarmacoterapia é cada vez mais prevalente na população e tem tendência a aumentar, podendo o consumo de vários fármacos em simultâneo estar indicado e ser adequado. Os fatores de indução da terapêutica farmacológica podem ser técnicos, podem ser de expectativas do doente ou resultar da interação entre profissional de saúde com o ambiente.
Objetivos: Estudar e comparar a perspetiva técnica (médicos e farmacêuticos) e populacional sobre a indução da terapêutica farmacológica.
Material/métodos: Em estudo observacional, aplicou-se um questionário a utilizadores de cuidados de saúde solicitando-se a abordagem preferida perante um novo problema de saúde, sendo o mesmo questionário aplicado a profissionais, médicos e farmacêuticos de oficina, para conhecimento não só de como preferiam tratar, mas também sobre qual julgavam ser a preferência dos doentes. Realizou-se estatística descritiva e inferencial.
Resultados: Amostra de conveniência de 253 utilizadores de cuidados de saúde e de 252 profissionais. Os utilizadores de cuidados de saúde, indicam que a sua preferência é ser tratados com fármacos apenas a prazo quando for seguramente necessário (41,1%). Os profissionais afirmam que preferem tratar com fármacos
também só a prazo (65,9%) mas julgam que os doentes preferem prescrição farmacológica imediata (66,3%).
Conclusão: Os profissionais de saúde apresentam a noção de que os doentes, perante um novo problema de saúde, preferem ser tratados de imediato com fármacos. Tal parece não corresponder à noção mais frequentemente expressa por doentes.

Publicado
2019-07-01